ERP: O que é e o por que usá-lo na sua empresa

Software auxilia em inúmeras partes da empresa

Otimizar as negociações, aumentar a receita e os processos dentro da empresa, exigem redução de custos e de tempo. Em todos os tipos de empresas, um dos principais pontos para melhorar a rotina dos negócios é agilizar e simplificar processos, sem afetar o faturamento. Por isso o ERP é muito importante dentro das empresas.


O que é ERP e como auxilia as empresas

ERP é um sistema que irá auxiliar na gestão de recursos empresariais e maneira integrada, isso é, desde o estoque de produtos até a rotina contábil e processos de entrega.
Tem como principal ideia unir toda a cadeia de processos de funcionamento de um negócio por meio de uma única plataforma.
Em uma linha de produção de fábrica, por exemplo, o software de ERP gerencia todas as fases do produto, desde a aquisição de peças, montagem, embalamento e envio para entrega, até o faturamento proveniente das vendas.
Com esse sistema você pode evitar problemas como desperdício, altos custos de manutenção e gerenciamento. Acaba melhorando o fluxo de informações, a inteligência de gestão entre outras inúmeras coisas.

Processos otimizados pelo software

Uma das vantagens de adquirir o software é sua capacidade de adaptação. Com uma tecnologia modular, o sistema pode ser personalizados para inúmeras áreas, isso vai de acordo com a necessidade da sua empresa e seu interesse. Veja exemplos de processos que podem ser otimizados com o uso:

Finanças

Aderir um sistema de gestão moderno para finanças da empresa é fundamental para melhorar o controle de custos. Ele permite que o gestor saiba de onde vem e para onde vai o dinheiro.
Muitos departamentos financeiros ainda utilizam sistemas legados, que não correspondem mais as expectativas em constante mudança de um negócio.
Para não perder arquivos, editar de forma errada ou armazená-los em lugares incorretos, o software unifica todos esses processos, determinando os recursos da melhor maneira, realizando tarefas de forma automática e armazenando os dados em nuvem, configurando um ERP Cloud.

Gestão de qualidade

É um desafio fazer o inventário de produtos em estoque, ao mesmo tempo em que se mede o faturamento da loja. Mas isso se torna mais fácil com a implementação do ERP. Ao obter esse software, fases como recebimentos de produtos, armazenamento e venda podem ser realizadas ao mesmo tempo.
O gestor pode analisar o processo como um todo, identificando falhas e pontos fracos que precisam de melhora, editando tudo por meio de uma interface do próprio sistema e implantando-a imediatamente.

Gestão de contrato e fornecedores

Por meio desse software é possível agilizar a contratação de novos serviços e fornecedores. O mesmo sistema de gestão que identifica a falta de algum recurso pode rapidamente acionar o fornecedor para a aquisição de novos itens, evitando a paralisação de alguma oferta até que isso seja resolvido. A solução pode ser implantada para realizar a gestão de pagamento do fornecedor em questão.
Se quer aumentar suas operações, simulações podem ser rodadas pelo sistema, identificando a necessidade de recursos a serem alocados um uma melhoria de negócio, fazendo com que os gestores se ajustem conforme a demanda.
O ERP pode controlar a emissão de notas fiscais e contratação de serviços terceirizados. Se a empresa precisa contratar distribuidores a mais para atender a uma demanda de última hora, ou fazer um evento de divulgação, o software pode fazer isso.

Como funciona o ERP da TOTVS

Com o intuito de trazer o melhor ERP do mercado para seus clientes, a TOTVS traz um serviço diferenciado, atendendo mais de 12 segmentos diferentes, em empresas de todos os portes. Com isso, o fornecedor do sistema poderá desenhar um projeto específico para suas demandas empresariais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *