Node.js: O que é, características e vantagens

Conheça um pouco mais sobre o ambiente de execução node.js

O Node.js se caracteriza como um ambiente de execução JavaScript.
O usuário pode criar aplicações sem depender do browser. Com alta capacitação de escalabilidade, boa flexibilidade, arquitetura e custo baixo, acaba se tornando uma excelente opção para programação.

Diferenças entre Server-Side e Client-Side

O Node é definido como um interpretador server-side, antes de tudo, devemos explicar as diferenças com o client-side. Conhecidos como back-end e front-end.
As linguagens server-side, ou seja, do lado do servidor, são linguagens que o código escrito é assimilado pelo servidor. Assim que a linguagem é processada, a resposta é dada ao navegador.
Já as linguagens client-side (lado do cliente) são compreendidas pelo navegador, sendo processado por meio de browser. Por não ser processamento interno, recebe-se respostas ágeis e utiliza menos largura de banda.

Características

Com muitas melhorias feitas na linguagem JavaScript e seus motores de execução, sua aplicação recebeu mais utilidades do que somente a manipulação de paginas HTML.
Um dos maiores diferenciais é a realização do Node single thread, quando somente uma thread efetua o código da aplicação. Assim, menos recursos computacionais são exigidos, pois não é necessário criar uma nova thread para cada requisição recebida.
Em um servidor comum, os recursos são limitados e as novas requisições só seriam tratadas após que os recursos estivessem liberados, o que poderia atrasar o usuário.
o Node.js utiliza somente uma thread, chamada de Event Loop,que cria eventos a cada requisição recebida.

Benefícios

Quais são os beneficios que o Node.js pode trazer?

Produtividade

o Node.js conta com inúmeras possibilidades, sendo uma delas a reutilização de códigos, em que as equipes podem aproveitar melhor os recursos.

Flexibilidade

O Node.js é uma plataforma versátil e que pode ser usada em muitos cenários. Seu gerenciador de pacotes é classificado como o maior repositório de softwares disponível, sendo que o pacote mais famoso é um framework voltado a desenvolvimento web, chamado Express.js.

Leveza

Devido ao seu formato single thread, os recursos computacionais são menos exigidos ao usar a linguagem Node. A velocidade na disponibilização de um sistema para uso (deploy) e na replicação de máquinas pode crescer muito.

Onde pode ser utilizado

Por ser uma ferramenta com enorme capacidade de adaptação, assim seu uso pode ser implementado em diferentes situações, com objetivos variados como:

  • Objetos simulados e protótipos
    Por conta de sua linguagem muito popular no universo web, o Node.js é interessante na criação de protótipos de APIs e objetos simulados, assim testando a possibilidade de diferentes cenários.
  • Ambientes escaláveis
    É perfeito em ambientes que possuam várias conexões concorrentes
  • Aplicações que possuam NoSQL
    uma base de dados NoSQL é construída com o JavaScript Object Notation, e, por isso, a relação com o Node.js é fluída. Dessa forma, os objetos podem ser migrados para o client-side, sem exigirem algum tipo de tratamento, já que não há conversão de modelo de dados.
    A TOTVS utiliza diversas linguagens de programação, inclusive o Node.js.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *