NRF 2020: TOTVS traz tudo sobre o evento

A empresa acompanhou o evento de perto.

O NRF se trata de um entidade de classe que junta os varejistas dos Estados Unidos e do mundo, existe a mais de 100 anos e em todo mês de janeiro realiza o Retail Big Show em Nova York, nesse ano de 2020 está em sua centésima sétima edição.
O evento dura 3 dias e conta com mais de 400 palestrantes, o Brasil é a maior delegação internacional e a segunda maior do evento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo a TOTVS as tendências do evento foram:

Comoditização do omnichannel

Em todo o varejo americano é comum encontrar o compre online, retire na loja, entrega no mesmo dia ou no dia seguinte e prateleira infinita. Um exemplo de compre online e retire na loja é a Starbucks Pickup; ela não utiliza caixa, mesa e cadeira, somente uma maquina de fazer café. Você faz a compra pelo aplicativo, seu pedido cai no sistema, é feita uma etiqueta com o seu nome e o pedido fica pronto e você retira na loja, assim economizando tempo.
Um exemplo de entrega no mesmo dia, ou no dia seguinte é a Best Buy, se você efetua o pedido até o meio-dia, até às 6h da tarde estará no seu endereço. Eles usam o futprint de todas as lojas, encontram a mais próxima de você para que o pedido chegue mais rápido.

Na loja Nordstrom, em suas lojas encontram-se quiosques que você experimenta inúmeras fragrâncias e efetua a compra mesmo se não houver o produto na loja. Existem cerca de 40 marcas que não necessariamente estão no estoque da loja, o estoque vai direto de indústria para a casa do cliente.

Diferenciação via loja física

Com a tecnologia como commodity, o varejo se volta à loja física para se diferenciar da concorrência através de várias estratégias. As três principais são: foco em experiência; foco em serviços e foco em conveniência.

Na Covergirl o foco é em experiência, lá você consegue experimentar todos os produtos e provar virtualmente os produtos da loja, todos os modelos e cores. Existem muitos espaços na loja para tirar foto, para se conectar. É a primeira loja da industria de cosméticos que está sendo usada para esse tipo de teste.

Já a Ikea Planning Studio foca em serviços, pois tem um formato diferente, uma loja pequena para os padrões da Ikea. Você marca uma reunião com um consultor, é recebido e levado para o projetista que irá desenhar o projeto junto com você. O projeto é feito gratuitamente, mas assim que é terminado, é realizado a cotação completa dos produtos e o projeto finalizado.

Um ótimo exemplo de Loja com conveniência é a AmazonGo, aonde você consegue fazer 100% das suas coisas por auto-serviço (sem interação humana). Na entrada existem catracas que são abertas através do aplicativo da AmazonGo, ao escanear o QRCode.

O lugar é repleto de câmeras e sensores que escaneam os produtos que você pega para ajudar em sua compra.

“A loja física é a próxima fronteira da diferenciação, esse será o espaço do varejista, mas ainda não há um consenso sobre os resultados.” (Elói Prado de Assis – Diretor Executivo de Varejo e Distribuição da TOTVS)

Proposito engajador

É algo pessoal, que determina o que queremos e o que gostamos, os varejistas devem ter um propósito genuíno para engajar sem sua comunidade.

Um exemplo de propósito é a Starbucks Reserve, ela tenta conectar seus clientes com a origem do produto, mostrando todo processo de produção do café. Na loja se consome diferentes tipos de café para aproximar o cliente da empresa, vendo que é algo autêntico.

Uma empresa com o objetivo de causar um impacto positivo no mundo é a Patagonia, fabricante de roupas, antes da black friday fizeram um anúncio no New York Times (anúncio abaixo) e que se tivessem uma jaqueta semelhante que estivesse danificada poderiam levar em uma das lojas que restaurariam. Assim diminuiriam o impacto no mundo.

Uma amostra de conexão com clientes é a Greyston Bakery, ela tem como propósito o respeito ao ser humano, ou seja, se você chegar na empresa pedindo um emprego, eles dão, independente de seu histórico. Se há vaga de emprego e você chega para pedir, eles entendem que você está agindo com boa vontade e assim

A nova geração, de clientes e funcionários buscam gerar um impacto positivo no mundo, por isso buscam marcas que têm um propósito genuíno. Tendo um propósito forte acabam unindo os clientes em comunidade.

Esses foram os tópicos que a TOTVS citou após o evento, em sua live realizada no dia 18/02/2020.

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